Simule seu investimento em mogno africano AGORA
Escolha uma Página

Tecnologia no campo! Veja com detalhes como utilizamos o recurso de geolocalização no Polo Florestal

O Polo Florestal está sempre à frente no uso de tecnologias, como a geolocalização, que possui a finalidade de otimizar e modernizar as operações de campo. 

A região de Pompéu, em Minas Gerais, é reconhecida nacionalmente por possuir uma grande infraestrutura no segmento de empresas do nicho florestal e as florestas de Mogno Africano também fazem parte deste grande sistema. 

Um dos diferenciais utilizados para gerenciar as atividades desenvolvidas nas fazendas do Polo Florestal é a utilização de georreferenciamento de áreas e maquinários. 

A geolocalização no Polo Florestal

Todos os lotes são geolocalizados com a ajuda do GPS (Global Positioning System), que é um sistema que conta com a ajuda de 24 satélites distribuídos em 6 grupos. Estes satélites enviam sinais para o receptor e, então, o aparelho de GPS interpreta esses sinais dizendo exatamente a localização de determinado ponto naquele momento. 

A partir desses sinais começamos a realizar algumas marcações, tais como: o início de demarcação do lote, a rota de percursos, a entrada das fazendas, o ponto de retirada de água, o local de armazenamento de insumos e as demais medidas úteis.

A geolocalização auxilia principalmente na gestão interna das atividades realizadas pela equipe operacional. Esta metodologia disponibiliza informações completas de todas as atividades feitas em cada dia, semana e mês. 

Como é feito?

Para dar início às operações, são separados pontos específicos de check-in e check-out em cada fazenda. 

Com a utilização de dispositivos móveis, o colaborador registra o momento em que inicia as atividades e as informações de qual lote foi trabalhado, como as fotos, as datas, os materiais utilizados e os demais imprevistos, caso ocorram.

Todos os nossos maquinários e veículos também são georreferenciados, visto que possuem um chip que emite um sinal quando são utilizados em campo. O uso dessas tecnologias possibilita otimizar e potencializar todos os processos necessários para a implantação e manutenção das florestas plantadas.

Você gostou de saber que o Polo Florestal possui as maiores operações florestais tecnológicas do Brasil e, dentre elas, a geolocalização?

Não deixe de acompanhar os nossos boletins mensais para ficar inteirado do que acontece no Polo Florestal! 

Indique ao Polo Florestal