Simule seu investimento em mogno africano AGORA
Escolha uma Página

Moderna, útil e eficiente: a tecnologia florestal já faz parte da rotina de muitos gestores florestais e fomenta diversos âmbitos. Entenda sobre o uso de drones no Polo Florestal!

É notório que a tecnologia já faz parte da rotina de grandes produções agrícolas e florestais. Isso devido a alta exigência do mercado para produtos de qualidade que vão de encontro com os benefícios do uso de tecnologia. 

A agricultura de precisão, por exemplo, é um sistema de gerenciamento agrícola que objetiva reduzir os danos e otimizar os lucros econômicos e ambientais. Ou seja, ela ampara os agricultores na coleta das informações e potencializa todo o desempenho da propriedade.

Assim como a agricultura de precisão aplica alta tecnologia no campo, há outros processos de produção que estão em constante modernização. Esse avanço da área florestal está vinculado com o surgimento de aparelhos tecnológicos voltados para o setor, como os drones, o GPS, os sensores e os sistemas de inteligência computacional de alta precisão.

O crescimento da tecnologia florestal fomenta diversos âmbitos, dentre a redução de custos, o aumento de produção, a melhoria dos lucros e o aperfeiçoamento de eficiência. E essa área só tende a crescer, visto que o setor é essencial para equilibrar as demandas da população em conjunto com a preocupação com o meio ambiente.

O futuro das florestas está na pesquisa, inovação e crescimento constante. Isso sem falar que o investimento em tecnologia florestal permite gerar maior sustentabilidade em toda a cadeia produtiva das florestas. 

O drone, por exemplo, torna-se uma ferramenta importante para o setor do agronegócio. Entre as vantagens de utilizá-lo estão a segurança e economia na aplicação, maior eficiência e a precisão de aplicar somente em áreas determinadas.

No Polo Florestal, o drone é utilizado para na aplicação de herbicidas para o controle de matos.  O processo inicia-se  com uma varredura visual através da tecnologia de georreferenciamento. Após a identificação das regiões que precisam de reparos, o drone sincroniza o momento, lugar e quantidade exatos para a pulverização do herbicida. 

Além da otimização de custos e tempo na gestão florestal, há outros benefícios do uso de tecnologias para o investidor no Polo Florestal: 

A tecnologia florestal permite beneficiar:

  • a redução dos abalos ambientais;
  • a melhora na produtividade das práticas florestais realizadas;
  • a melhora na segurança dos funcionários e na proteção dos procedimentos florestais.

Além de todas as vantagens citadas, o investimento em tecnologia florestal como esta permite gerar maior sustentabilidade em toda a cadeia produtiva das florestas. Fora que essas técnicas podem proporcionar aos investidores mais sucesso com suas florestas, menos gastos e a produção de madeiras com mais qualidade .

O que achou do conteúdo? 

Não deixe de acompanhar os nossos boletins mensais para ficar inteirado do que acontece no Polo Florestal

Indique ao Polo Florestal